SONDAGENS - Autarquicas 2005
Caros bloggers,
Para todos os que gostam de sondagens, recomendo a visita ao site da marktest
www.marktest.com/wap/a/p/id~cd.aspx
Aqui encontrarão todas as sondagens divulgadas até 4 de Agosto na Comunicação Social.
Aproveito para dar conhecimento da mini-sondagem no BARREIRO, publicada hoje e que em breve estará disponível no site acima referido.
Sondagem Jornal do Barreiro-IPOM
AUTARQUICAS 2005
PS - 21,4%
CDU - 11,4%
PSD - 4,3%
INDECISOS - 62,9%
Sondagem realizada telefónicamente entre 12 e 17 de Agosto, residentes no concelho, idades entre 18 e 87 anos, com habilitações literárias e profissões distribuidas de forma representativa de acordo com os indicadores do INE.
127 entrevistas - erro 3,2% - grau de confiança de 95%.
Em 2001 os resultados finais foram:
PS - 41% (Presidente PS)
CDU - 40%
PSD - 10%
BE - 2%
MRPP - 2%
Em 1997 os resultados finais foram:
CDU 40% (Presidente CDU)
PS 40%
PSD 11%
PP 2%
MRPP 2%

19 Comentários:
Isso é a maior estupidez. 127 entrevistas e dão um resultado com 95% de certeza????
Isto é válido se as condições são sensivelmente as mesmas que, pelos resultados anteriores, percebe-se que não são. Se o Barreiro gostou do presidente do PS, o PS ganha. Se não o PS perde.
A questão é 'o Barreiro gostou?'
Pois é, pois é, não comento.
Venha o Director de Jornal seguinte!
Isso não é uma sondagem... Isso é uma grande estupidez! Mesmo que seja verdade, o melhor a fazer era não publicar, ou aumentar o número de entrevistas...
Caro toniblair
Vou aqui brincar com os números para ver se entendemos aquilo que se vai passar no Barreiro.
Nas últimas Autárquicas foi assim:
PS 41% - 15954
PCP 40% - 15566
PSD 10%
BE 2% - 921
Nas ultimas Legislativas foi assim
PS 42,7% - 20718
PCP 27,2% - 13188
PSD 11,5%
BE 11,0% - 5349
Tradicionalmente nas autárquicas o PCP aproxima-se sempre do PS ou seja, as suas votações equivalem-se, como podemos ver em 2001 o PS ganhou ao PCP por uma diferença de 388 votos, em 1997 tinha o PCP ganho a CM por cerca de 200 votos, isto aconteceu quando o BE valia cerca de 2%, hoje a realidade é bem diferente o BE vale no nosso concelho mais de 10%, as ultimas projecções dão o bloco de esquerda com um crescimento a nível nacional de mais de 2%, o que quer dizer que em concelhos como Lisboa, Porto e Setúbal o crescimento é maior, vamos apontar para 4%, o BE vai buscar votos ao PS e ao PCP, mas mais ao PS segundo números apontados por os estudiosos da ?coisa?, temos também que contar com o PSD, isto é se crescer, que vai buscar votos a quem? Ao PS.
Está a ver a embrulhada em que o PS está metido no nosso Concelho?
Os rapazes do PS aqui do nosso burgo andam a dizer que já está, que é favas contadas, maioria absoluta?. No mínimo, eu penso que não vai ser assim tão simples.
Os estudiosos da coisa passam a vida a dizer que o BE rouba votos ao PS.
Isso é muito menos verdade do que possa parecer.
Em primeiro lugar, porque o efeito imediato do BE foi uma corrosão enorme no eleitorado mais jovem que à partida se inclinaria para a CDU.
Em segundo lugar, porque o BE vai buscar votos mais à abstenção que outra coisa qualquer.
Em terceiro lugar, porque uma grande parte (arrisco-me a dizer bem mais de metade) do eleitorado BE é acima de tudo anti-PS.
O Pedro Sá
A certas pessoas que mais vale a pena não contrariar-mos, você é uma delas.
Elisário:
Por acaso costuma estar em mesas de voto ?
Por acaso costuma falar com simpatizantes do BE ?
É que se não costuma, mais valia tomar atenção ao que dizem dados da experiência e ligar menos aos estudiosos.
Elisário:
A minha previsão para o Barreiro
PS 41%
PCP 35%
PSD 11%
BE 6%
PP 2%
MRPP 2%
BRANCOS E NULOS 3%
MRPP, PP e PSD e PS mantêm ultimos resultados autarquicos.
BE sobe significativamente, ficando a meio caminho entre as autarquicas/01 e as legislativas/05
CDU perdeu a Câmara e começou a perder representatividade, peso social e eleitoral.
Marcelo
Lá está, por esses numeros o PS tem maioria absoluta.
Achas que o descontentamento dos funcionários publicos e respectivas familias só desgasta o PS em 1%?
Esse descontentamento não vai ser capitalizado pelo PCP e BE?
Além de que a imagem do PS no concelho já conheceu melhores dias.
Por isto tudo não estou tão confiante.
Caro Elisiário:
1º Este resultado não dá maioria ao PS nem na CMB
(PS-4, CDU-4, PSD-1) nem na AMB (PS-11/12, CDU-9/10, PSD-3 e BE -1/2. Ficam 2 lugares por decidir pelo PS, CDU e BE). Quanto muito o PS ganha a Freguesia do Alto Seixalinho e a do Barreiro.
2º Não creio que o desgaste governamental seja tão grande, quanto parece. (as sondagens estão aí!).
3º Não creio que a penalização do PS - a acontecer - ocorra com o aumento da votação na CDU e no seu regresso à presidencia da Câmara do Barreiro. Ninguem o deseja.
4º Creio que irão acontecer 2 coisas (análise linear):
O PS perderá votos para o BE ( daí o BE crescer 4% relativamente às ultimas eleições autarquicas). Estes votos são os votos de contestação governamental e autárquico ao PS, juntamente com os novos eleitores.
O PS conquistará votos à CDU e novos eleitores. (que compensarão os votos perdidos para o BE e PSD).
O PSD perde para o CDS e recupera 3% do PS (eleitores do PSD que deram o voto útil ao PS em 2001 e que estão desiludidos, bem como, voto de contestação governamental). Aliás, gosto da campanha agressiva do PSD.
A CDU continuará lentamente a cair, como aliás aconteceu em todas as autarquias da AML perdidas desde 1989.
Marcelo, não te esqueças da atitude de descontentamento face ao Governo que passará certamente pela abstenção...
Caro elisário:
Sempre fui o maior céptico a análises de fluxos de votos, este vai para ali, este vai para aqui,...
O PS ganhou as últimas ao PC, pelo que pude ver. As razões serão aquelas que forem, mas o PC já devia estar morto há 40 anos, pelo que é a tendência natural das coisas.
Por isso digo que não há projecção possível a fazer quando só nas últimas eleições é que o PS ganhou a figura de governo do concelho.
Aquilo que é a minha sensibilidade é que teria que ser uma governação má para que um partido perca uma câmara. Lá os descontentes da função pública e os descontentes daquilo, acabam por valer pouco no fim do dia. Se fôr má, as coisas potenciam-se e dá em sova. Se fôr boa, a vitória é garantida. Mais verador, menos vereador, está feito.
Uma coisa já me ensinou o voto. No fim de tudo contado, depois de todas as vontades apuradas, o resultado raramente deixa de premiar quem fez bem. E sova quem fez mal.
Por isso a minha questão 'o Barreiro gostou?' Se gostou, as eleições vão revelar isso de forma clara. Se não gostou, também.
Caro Sá:
Pela primeira vez vejo um PS a admitir óbvio. Em cada BE há um anti-PS.
Isso é mais que notório. Eu até diria ostensivo.
Caro Tonibler
É evidente que em cada BE exista um anti PS, assim como no PS existe um anti PC,é onde se pode ir "pescar" votos.
Isso é facilmente explicável. O PS é um partido profundamente conservador. Os choques com os outros partidos devem-se por questões de dimensão da mudança, não por questões ideológicas fundamentais(isso já não existe...)
O PS sempre se deu melhor com o CDS que com o PPD. As migrações da extrema esquerda ocorrem mais para o PPD que para o PS. As personalidades do estado novo ficaram pelo CDS e pelo PS.
Se as 'modernices' do BE são em si conservadoras ou não; ou se o conservadorismo do PS é moderno ou não, isso já é mais complicado.
elisario:
Ninguém consegue pescar votos. Quem os tenta pescar fica sem esses e sem os que já tinha. O que muda são as prioridades de cada um e quem se adapta melhor às prioridades...Por vezes a prioridade é simplesmente... mudar, como aconteceu nas útimas legislativas.
As desculpas do costume para concluirem que só o PSD é que presta e que desenvolve.
Sá:
Só vi uma pessoa a concluir alguma coisa. O resto só levantou questões e comentários.
Concluir que o PS não presta, não será um esforço por aí além. Concordo consigo.
Concluir que o PSD presta, isso só com muito boa vontade...
Escusa de tentar ser engraçadinho. Não vale a pena.
Publicar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial