sexta-feira, agosto 29, 2003

HOJE É SÓ COMENTÁRIOS: EUROPA, PORTAS, SUICÍDIO E DÍVIDA EXTERNA, entre outros

1. SOUSA FRANCO NO PARLAMENTO EUROPEU ???

Pelo menos é o que defende João Soares. Se em vez disso qualquer candidato a Primeiro-Ministro do PS o anunciasse em campanha eleitoral como futuro Ministro das Finanças fazia bem melhor. Ele sim, é garantia de credibilidade quanto ao bom caminho das finanças públicas.


2. ATLETISMO

Rui Silva finalizou os 1500m dos Mundiais de Atletismo em 5º lugar. Bom resultado. Não fosse ele continuar a ser tão desastrado tacticamente e poderia ter sido 3º, talvez mesmo 2º. Estava mal colocado e não pôde ir com os primeiros aquando do ataque do campeão Hicham El-Guerrouj.


3. AINDA TIMOR

Eu sei, eu sei que se não prometera que não voltava a falar no affair Maggiolo Gouveia. Mas isto ultrapassa todas as marcas.
Estão lá todas as marcas do mais bafiento salazarismo, para não dizer pior: os militares que estavam em Timor deviam ser todos presos, Lemos Pires deveria ter sido fuzilado, o MFA era estalinista, "a fé Católica", e, ainda pior que tudo isto, esta fantástica citação "e Alkatiri, sendo este, para além disso, muçulmano", como se tal fosse a pior coisa do mundo.

Este João de Mendia devia ser ignorado, mas isto ultrapassa todas as marcas. Não deve andar muito longe de querer exterminar os muçulmanos e de defender a guerra santa e etc.


4. PAULO PORTAS

Por falar em fé, o Ministro da Defesa veio dizer que "é uma falta de respeito que se perca a privacidade até nos actos de fé". Teria toda a razão se naquele caso concreto não estivesse presente no exercício das suas funções governativas.
E, em rigor,tendo em conta esse facto nem deveria ter sequer se benzido. Mas isso é ao menos.


5. AGUSTINA

Tomei conhecimento que a escritora entende que o amor é o defeito que lhe inspira mais indulgência. Sábias palavras.


6. ARRUMADORES DE CARROS

Diz o DN que eles se queixam de crise. Palavras para quê ?


7. TELENOVELA

Sinceramente, o único interesse da telenovela David Kelly é saber se de facto houve suicídio ou não. E isso antes de mais é do foro criminal. Agora haver culpados do suicídio, se tal se confirmar, é algo de tão absurdo que nem sequer me passa pela cabeça.

Agora vai passar a haver responsabilização pelos suicídios ???


8. LISBOA

Duas notas sobre a cidade onde trabalho. Em primeiro lugar, a vereadora Bettencourt afinal parece que vai passar a independente. Estou para ver o que vai sair daqui. Aguardamos os próximos capítulos, com a promessa de que o inefável Santana Lopes se vai fazer de vítima.

Por outro lado, vem aí a municipalização da Carris. Finalmente. Não faz sentido que os autocarros de Lisboa sejam do Estado central e os das restantes cidades dos Municípios. Faz-se justiça.


9. DÍVIDA EXTERNA


As boas vindas à blogosfera ao João Ribeiro. É pena que defenda o perdão da dívida externa ao Terceiro Mundo, medida supostamente de carácter altamente progressista e geradora do desenvolvimento nesses países.

Porque nada é mais errado.
Em primeiro lugar, pelos terríveis efeitos internos. Perdoar a dívida externa a esses países é estarmos como que a incentivar os cidadãos nacionais a não pagarem impostos, porque depois a sua falha ainda talvez seja perdoada.
Depois, porque quem perdoa a dívida é o Estado. Ora, ou a dívida é pública, ou é privada e certamente que as empresas em questão se recusarão a ficar prejudicadas por uma medida dessas, tendo que ser compensadas à conta do erário público. Ou seja, é o dinheiro dos nossos impostos que servirá para isso. E é justo torpedear o nosso desenvolvimento para ajudar outros ? Não o é, com certeza. Os cidadãos esperam ver resultados práticos a partir dos impostos que pagam, e não vêem qualquer retorno perante uma medida dessas.

Por outro lado, tal só vai continuar a alimentar a lógica de vitimização dos políticos desses países, que atribuem todas as culpas do seu subdesenvolvimento aos países mais ricos. Parassem de culpar os outros e lutassem com brio por um futuro melhor para o seu país era o melhor que podiam fazer.
E a União Europeia e os Estados Unidos têm regimes proteccionistas ? Pois têm. SO WHAT ? Cada um defende aquilo que é seu, como é mais que óbvio !!!Também podem ter regimes proteccionistas se quiserem. Aproveitem a União Africana para a qual o eterno Khadafi anda tão virado e façam o mesmo...


quinta-feira, agosto 28, 2003

QUE PARTIDO É ESSE ?

João Cravinho afirma que o PS, se vencer as próximas eleições sem maioria absoluta, deve nesse caso formar um Governo com mais independentes, que seria a base de conseguir para ele a devida sustentação parlamentar. Afirma que esses independentes poderiam trazer um alargamento da representação pela via intelectual e da capacidade de gestão.

Das duas uma. Ou Cravinho está rendido a um qualquer corporativismo ou esqueceu-se das regras do jogo. Ou, quem sabe, quer criar novas regras do jogo, dividido que está entre a recusa de acordos de Governo à esquerda e as fidelidades pessoais que certamente mantém.

E IA CALAR-ME PERANTE ISTO ?

Não posso manter o silêncio perante as ofensas verdadeiramente atrozes que Eduardo Prado Coelho faz hoje a António Guterres. CURIOSAMENTE, no mesmo dia em que João Cravinho sugere o nome deste como cabeça de lista do PS às eleições europeias.

Já todos sabemos que certa ala esquerda do PS está disposta a tudo, inclusive a perder as presidenciais, para evitar que Guterres, o qual não consideram sequer socialista, seja candidato a Presidente da República. Mas EPC vai longe demais.


Antes de mais, EPC considera-a uma candidatura derrotada à partida. E já nem vou repetir a velha história da sondagem que dava 8% a Mário Soares, depois eleito pelos Portugueses como nosso Presidente. E reeleito. Ora, está completamente equivocado. Não há à esquerda candidatura mais vencedora. Não só pelo peso político e pelo perfil do ex-Primeiro-Ministro, como também porque tem a razão e o coração que faltam a qualquer outro presumível candidato. De esquerda e de direita.

Portugal precisa de um Presidente da República com prestígio internacional. Que possa devolver a esperança aos Portugueses. Que sirva como farol da modernidade. Todo e qualquer outro nome não preenche estes requisitos nem tem o apoio e carinho populares que Guterres tem. Mais, todo e qualquer outro nome arrisca-se, esses sim, a perder as eleições, algo verdadeiramente impensável numas eleições de cariz marcadamente ideológico que, em tempos de combate, a esquerda sempre venceu.
Guterres que é um homem do presente e do futuro certamente vencerá Cavaco. É um homem com credibilidade a todos os níveis, e por isso certamente derrotará um país de gente fútil e apenas voltada para as aparências, que Santana Lopes personifica, mesmo que não seja essa a sua vontade.

Aliás, as intenções de EPC são claras. Diz ele que muita esquerda convicta prefere votar Freitas do Amaral a Guterres. "E que me é difícil empenhar numa campanha eleitoral com a convicção de que se trata de uma candidatura naturalmente perdida".

Ora, esquece-se certamente de que ainda há mais gente de esquerda convicta que não votará Freitas do Amaral em circunstância alguma, por, de facto, não ser um homem de esquerda, mas do centro/centro-direita. Acima de tudo um gaullista que merece todos os elogios por ideologicamente se encontrar exactamente no mesmo sítio onde estava há 30 anos. Depois, essa expressão "esquerda convicta" não engana ninguém. É mesmo para dar a indirecta de que nem todo o PS é de esquerda. E só aqueles que insistem, sabe-se lá para quê, em usar a palavra "esquerda" por tudo e por nada é que são. Esses e todos aqueles de uma suposta ala esquerda, tida como a única linha política realmente socialista. Aliás, José Sócrates foi lapidar, no último Congresso do PS, ao dizer que para que é que que estamos a discutir se somos mais esquerda ou menos esquerda, se é um facto consumado que o PS é de esquerda ?

Quanto à dificuldade de empenho de EPC, apenas tenho a dizer-lhe isto. Militantes como ele, qualquer partido político dispensa. Os militantes querem-se presentes nas horas boas e nas horas más. Aliás, a deputada Custódia Fernandes, que normalmente só é referenciada na imprensa para ser enxovalhada, teve a seguinte atitude na noite das últimas eleições legislativas, "Perdemos, por isso é que temos que ir todos para a sala estar com o Ferro agora que ele vai falar". Isto sim, é atitude.
O empenho de cada um é sempre necessário. Mas assim só se prova que EPC só aparece quando acha que vai tudo correr bem na sua perspectiva. Escusado será dizer que nunca se poderia contar com ele para combates terrivelmente difíceis como as últimas eleições autárquicas no município de Oeiras. E não sei porquê, fez-me lembrar daquelas figurinhas que o PS e o PSD tão bem conhecem, que só aparecem à tona de água quando o partido está no Governo ou em vias de o ser.
Aí tenho que elogiar Rui Rio aquando do seu discurso da vitória, ao elogiar aqueles que sempre disseram PRESENTE naquela que era uma campanha eleitoral provavelmente condenada ao insucesso.


Quanto às reservas expostas por EPC, são todas elas de bradar aos céus. Ora vejamos.

A suposta maneira como afasta Manuela Arcanjo e Fernando Gomes. A memória dos homens por vezes é curta, e eu recordo-me perfeitamente de Manuela Arcanjo ter dito que pedira para sair do Governo alguns meses antes de ter sido substituída.
Quanto a Fernando Gomes, as suas posteriores atitudes e a derrota implacável que o povo do Porto lhe concedeu dizem tudo. E é muito fácil lançar intrigas para os jornais e tentar fazer do então Primeiro-Ministro bode expiatório.

Claro que EPC teria que falar da RTP. E quando todos culpam Alberto Arons de Carvalho, vem atribuir todas as culpas a Guterres. A direita não faria melhor. Evidentemente que EPC está desiludidíssimo por Guterres nunca ter aceite as pressões pseudointelectuais para repor a taxa de televisão nem obrigar a uma programação no sentido por aqueles defendido, ou seja, fazendo da programação aquilo por eles designado como "serviço público". Algo profundamente chato e triste. Uma apagada e vil tristeza, que ao afastar radicalmente as audiências retiraria todo e qualquer peso à RTP, inviabilizando a prestação desse serviço público que julgam defender.
Mas enfim, de quem acha que tudo o resto é secundário e que na prática o orçamento deveria ter como absoluta prioridade a concessão de dinheiros para a cultura erudita, não seria de esperar outra coisa.

E continua. "O lamentável episódio do queijo limiano". EPC de facto não faz a menor ideia do que é governar. E esquece-se de que Guterres quis de facto cumprir o mandato que o povo lhe dera. E por isso, sendo impossível a viabilização do Orçamento de Estado pelas vias normais dos partidos, havia quem estivesse disposto a fazê-lo. Talvez não fosse essa a minha opção no seu lugar, e arriscaria eleições jogando o tudo ou nada. Mas há que respeitar quem quis cumprir escrupulosamente um mandato de 4 anos, e que só se demitiu (embora eu não o fizesse) por considerar os resultados eleitorais das eleições autárquicas como um cartão vermelho dirigido à sua pessoa.

Quanto ao "lamentável episódio da taxa de alcoolémia", mais uma vez se nota a absoluta parcialidade de EPC e a sua vontade de enxovalhar publicamente Guterres. Como se a posição de Severiano Teixeira (alguém sem qualquer currículo político anterior, diga-se) fosse mais importante que a do Primeiro-Ministro.
E mais, a asneirada começou logo com toda a lógica da medida. "0,2 porque é o que a Suécia tem"...como se a Suécia neste tipo de medidas fosse um exemplo a ter em conta.

E conclui da pior das maneiras. EPC acusa Guterres de fazer política rasteira. Ora...provas ? Onde está ela ? Qual política rasteira ? A única política rasteira que vejo é este ataque verdadeiramente torpe. Olhem ao que eu digo, não olhem ao que eu faço.

Meu Caro Nelson Faria

Antes de mais, para te dar os parabéns pelo teu blog, ainda que as nossas opções ideológicas sejam distintas. Os interessados visitem o Veto Político. E também por teres sido o primeiro a comentar após eu ter disponibilizado esse serviço aos leitores.

Em qualquer caso, não resisto a responder aos comentários que fizeste.


OS MEDIA

Sobre o domínio ideológico dos media, que consideras ser da esquerda, e eu da direita. Pois aqui vai uma lista dos alinhamentos ideológicos de todos conhecidos:

Jornais Diários: Público (independente com director assumidamente neoliberal); Diário de Notícias (completamente alinhado com o PSD); Correio da Manhã (ontem, hoje e sempre PSD); 24 Horas (a sua ideologia são os escândalos, o Big Brother e a Operação Triunfo); A Capital (também desde sempre à direita); Jornal de Notícias (vide DN); O Comércio do Porto (direita); O Primeiro de Janeiro (direita).

Semanários: Expresso (PSD - órgão oficioso de Marcelo Rebelo de Sousa); Independente (mais PP que nunca); Euronotícias (PND); Visão (esquerda, muito próximo da ala esquerda do PS).

Televisões: RTP/NTV (Governo); SIC (sempre um pouco anti-Governo seja ele qual for, mas de há uns 2/3 anos para cá claramente alinhada com o PSD); TVI (quase tão PP como o Independente).

Rádios: Antena 1 (Governo); Grupo Renascença (Igreja Católica); Grupo Media Capital (vide TVI), TSF (independente apesar de tudo).

Ainda achas que a esquerda domina os media ?


OS DITADORES


Dizes também que Mussolini, Hitler, Franco e Salazar chegam ao poder em virtude de aparecerem como elementos estabilizadores contra a ameaça da revolução comunista.

Ora, essa apreciação apenas está correcta em relação a Franco. Pois vejamos:

- Mussolini e Hitler, ambos fascistas, chegam ao poder muito em virtude do caos generalizado nos respectivos países; aliás, o PCI só foi fundado em 1921, e na Alemanha a história é conhecida: um país arruinado e desmoralizado, a banca nas mãos essencialmente de judeus, que obviamente foram o bode expiatório que Hitler podia ter para chegar ao poder, sem prejuízo do anti-semitismo.
- Quanto a Salazar, também não só o PCP foi fundado igualmente em 1921, como também não tinha qualquer peso (ao contrário do anarco-sindicalismo) e não existiam quaisquer riscos de uma revolução; o que existia era uma enorme instabilidade política, económica e social, que proporcionou a Revolução de 28 de Maio de 1926; ah, e o ultraconservador do Vimieiro só depois apareceu no terreno.

Ah, e eu não disse que Bush tinha laivos fascizantes nem nada disso. A extrema-direita não tem que ser fascista. Aliás, não que queira comparar Bush a Salazar, este também não o era. Nas palavras de Freitas do Amaral, era um homem do Antigo Regime....

quarta-feira, agosto 27, 2003

VERGONHA

Leiam isto (com agradecimentos ao Cruzes Canhoto): há quem ainda tenha a distintíssima LATA de defender o trabalho infantil.

aqui

EXTREMA-DIREITA NORTE-AMERICANA

José Pedro Zuquete, no PÚBLICO, escreve sobre a extrema-direita norte-americana, que identifica com os Timothy McVeighs por lá existentes. E não considera Bush e os seus acólitos como a ela pertencendo.

Esquece-se com certeza de que, e isto é doutrina jurídica quase incontestável, por exemplo extrema-direita e fascismo não são realidades idênticas. Aliás, conceptualmente em Portugal não houve fascismo, mas sim um regime autoritário ultraconservador, que em alguns pontos não poderia ser mais oposto àquele.

Talvez uma qualificação de Bush como extrema-direita (ainda que muita da actual política externa norte-americana tenha muito a ver com a História daquele país, vide o escrito por Henry Kissinger em "Diplomacia") e da doutrina dos restantes citados como algo aparentado com o fascismo seja mais correcta.

Nem sequer passa pela cabeça de ninguém comparar Bush ao Ku Klux Klan, diga-se.

DOMÍNIO DA ESQUERDA (???)

Manuel Queiró juntou a sua voz à histeria de uma série de blogs de direita, com a nova cassette "A esquerda domina a comunicação social e o aparelho de produção cultural".
Quanto à comunicação social, deve andar no mínimo distraído. O único periódico que pode ser qualificado como sendo de esquerda ainda é a VISÃO. Quanto ao aparelho de produção cultural, devia saber que o CDS-PP (tal como todos os outros partidos, diga-se) nunca fez fosse o que fosse para o desmantelar.

Aliás, a falta de coragem política e de visão para romper com o paradigma da política cultural permanentemente seguida desde 1974 é geral. Como já disse e por várias vezes, é altura de romper com esta lógica de matriz francesa pelo qual apenas o erudito é cultura, e há que educar o gosto das pessoas.
O que é verdadeiramente inadmissível e antidemocrático.

O problema não é quem domina o aparelho de produção cultural. É existir um aparelho de produção cultural. Só desmantelando-o pode a cultura ser definitivamente devolvida ao povo.

REDUÇÃO DE IMPOSTOS NO MERCADO FINANCEIRO

Agora pede-se a redução da tributação do mercado financeiro. Como sempre, reduções, isenções e subsídios para associações, empresas e financeiros. O comum dos mortais é que fica sempre prejudicado.
Quando é que este pesadelo acaba ? Já não é altura de se alterar radicalmente o paradigma ?


terça-feira, agosto 26, 2003

Comentários

A partir de agora é possível fazer comentários aos posts do DESCRÉDITO. Espero a vossa participação !

Lá vamos cantando e rindo

PRESIDENCIAIS

Luís Filipe Menezes hoje lança o nome de Marcelo Rebelo de Sousa para as presidenciais. Como se qualquer espectador minimamente atento ainda não tivesse percebido as intenções do Professor.

DEMOCRACIA

João César das Neves ontem no DN considera que "impor a democracia é antidemocrático". Já está a dar pano para mangas. É o tal terrível confronto de valores...mas há que respeitar as diferentes culturas. Enfim. Que ao menos daqui saia algo. Quando tiver o trabalho da pós-graduação concluído talvez venha a pensar nisso com mais calma.

DESEMPREGO

Já vai nos 7,8%. Este Governo (sem esquecer muita má gestão que para aí anda) é responsável por 80.000 desempregados. E em nada se preocupa com isso. Já a senhora Thatcher diz nas suas memórias que o desemprego ia nos 3 milhões, mas não estava nada preocupada com isso pois o que lhe interessava era o controlo da inflação e outros índices económicos, de acordo com uma lógica monetarista.

DIGNIDADE

A história da cidadã britânica de etnia indiana à qual queriam dar uma prótese branca para substituir o seu pé que vai ser amputado, sob pena de pagar mais £ 3000, é vergonhosa. Felizmente ela meteu a boca no trombone e o HNS já lhe vai arranjar uma prótese da cor da sua pele sem custos adicionais.
Enfim, os serviços só acordarem para a realidade com a pressão dos media não é só em Portugal.

segunda-feira, agosto 25, 2003

Considerações sobre discotecas

Um ex-segurança diz ao PÚBLICO que "Não se pode ter uma discoteca só com homens, senão podem gerar-se confusões. A existência de raparigas equilibra o ambiente".

Já todos ouvimos considerações das mais infelizes. Mas como esta é difícil. Aliás, entre outras coisas consegue estar a discriminar homens e mulheres ao mesmo tempo !

Pois bem, em primeiro lugar parece partir do princípio de que a noite e as discotecas são território masculino, no qual as mulheres só têm lugar para "equilibrar o ambiente" e não muito mais.
Depois, certamente considera que os homens são por natureza energúmenos e brutamontes só à procura de arranjar confusão. Fora ser um perfeito disparate, é absolutamente contraditório. Todos sabemos de histórias de confusões em discotecas porque A tentou seduzir B, namorada de C.

Outra coisa completamente diferente é o que muitos dos frequentadores pensam sobre o assunto. Já ouvi a alguns dizer "Uma discoteca sem mulheres tem mau ambiente" ! Nada que me espante neste Portugal onde a autodiscriminação masculina é um facto quase do foro psiquiátrico e onde muitos ficam felizes por ir a algum lado "ver gajas".
O que apenas merece um comentário. Ver ? De que interessa ver ? Resultados práticos ?

Mas enfim, de quem só quer andar nas discotecas da moda porque "Só aí há bom ambiente" e lá estão "As gajas boas" não é de esperar outra coisa que não seja ser absolutamente impressionável com roupas, wonderbras, pinturas e outros acessórios afins.
Ou que diga que o que está dentro da cabeça de alguém de nada interessa, se o único objectivo for sexo. Pergunto-me eu como é que alguém pode continuar a ter o mínimo interesse por alguém quando conversar com esse alguém demonstra quão desinteressante e/ou acéfala é.

E depois da rentrée

RENTRÉE DO PS

E o ano político teve a sua abertura oficial. Felizmente sem Maggiolo Gouveia. Aliás, sábias as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre esse assunto ontem na TVI.

O Secretário-Geral do PS já devia saber algumas regras-base de marketing político: que nunca deveria dizer "Dr. Durão Barroso", mas sim "O Primeiro-Ministro", evitar "PSD", a substituir por "o Partido do Governo" ou "O maior partido da coligação".

Quanto ao conteúdo, o que leva Ferro Rodrigues a dar tanta importância ao PP e a Paulo Portas ? Se o queria atacar, não deveria deixar esse papel para um dos seus Secretários Nacionais ? Se houve seis intervenções, também podiam ser sete. O adversário do PS só pode ser um, o PSD. E o de Ferro Rodrigues é Durão Barroso. O PS não pode estar a dar importância a partidos pequenos. Lembre-se, o PP nem aos 9% chegou.
Mas o fundamental é que nunca deveria ter sido Ferro Rodrigues a fazer esse papel.

Algo de bem mais positivo: a intervenção de Jamila Madeira. A Secretária-Geral da JS assinou a melhor das seis intervenções, e, aliás, foi a única a apresentar medidas políticas concretas. Ah, e com o simbolismo de no próximo ano mandar plantar uma árvore por cada novo militante da Juventude Socialista. Aplauda-se.


E AGORA

Agora vai tudo andar a comentar o comício de Portimão por mais alguns dias. Aguarda-se pelo próximo facto político. Antes que a Casa Pia regresse à primeira linha.
A propósito: Saldanha Sanches esteve ao mais alto nível ao comentar as intenções de privacidade do juiz Teixeira e do procurador Guerra. De facto, eles têm direito a ter toda a privacidade, e se a querem até às últimas nada como vestir uma burqa.

quinta-feira, agosto 21, 2003

Código do Trabalho, Loiras e Pinturas

CÓDIGO DO TRABALHO

Hoje fala o PÚBLICO naquela norma absolutamente inconstitucional do Código de Trabalho que fixa que os candidatos às eleições autárquicas, nos dias em que faltarem ao emprego por esse motivo, apenas recebem 1/3 do salário.

Lembro que já falo nessa norma há MESES...não há ninguém que peça a fiscalização sucessiva da constitucionalidade ? Com esta norma NOJENTA que coloca as empresas acima dos direitos de participação política ?????

LOIRAS

As anedotas de loiras vão ser proibidas na Bósnia-Herzegovina. Qualquer loira que se sinta ofendida vai poder processar judicialmente quem as contar. Isto já não é o descrédito. É MESMO um poço sem fundo ! E nós a julgar que estas barbaridades só aconteciam nos Estados Unidos...

PINTURAS

Então agora há uns aborígenes que têm a distinta lata de dizer que o príncipe Harry não pode pintar lagartos australianos ? Escusado será dizer que todos os fanáticos defensores das minorias devem achar isso muito bem.
Para além de serem de uma falta de inteligência atroz, porque assim vão ter uma exposição como raramente terão, essas associações (provavelmente extremistas) esquecem-se que Harry, tal como eu ou seja quem for, tem todo o direito de se expressar como bem entender. Pintando a caneta com que escrevo ou lagartos australianos. Era o que mais faltava.

quarta-feira, agosto 20, 2003

Notícias do dia

BAGDAD

O acto hediondo de ontem não merece quaisquer comentários. E, como bem aponta José Manuel Fernandes no PÚBLICO, Sérgio Vieira de Mello era obviamente o alvo a abater.
O que é agora um facto é que, por muito que se fale em várias causas do sucedido, ontem Bush ganhou a guerra. O atentado acaba por justificar a posteriori uma guerra sem razão de existir. E estou para ver, a partir de agora, quem vai ter a coragem de dizer que não aos norte-americanos em qualquer actividade "contra o terrorismo".
Mais uma vez, os extremistas só dão força aos seus adversários. "É o sistema", diriam outros.

Curvemo-nos entretanto perante a memória não só de Vieira de Mello, como também dos restantes mortos.


AINDA MAGGIOLO GOUVEIA

A propósito das declarações de Pedro Duarte sobre o assunto, Eduardo Dâmaso, em editorial no PÚBLICO de hoje, vem atribuir às organizações partidárias de juventude todos os males da vida política portuguesa.
Ora, não só não sabe do que fala, como se demonstra que é mais um dos envolvidos nessa teia altamente estranha que tenta castrar e desvalorizar toda e qualquer manifestação própria da juventude.
E, claro, com um sonho de fazer desaparecer aqueles que são os verdadeiros políticos, a substituir por académicos e intelectuais, pois supostamente por se ter um doutoramento nalguma área é-se logo o mais qualificado para tudo.

Enfim, mais um jornalista que odeia os políticos e a política. Muito embora a análise objectiva que faça sobre o infeliz argumento do "dividir os Portugueses" esteja absolutamente correcto.


A FRASE INFELIZ DO DIA

Medeiros Ferreira dixit: "Sem o Acontece, só resta agora o Jornal 2 para sair do sufoco deste Verão".

Das duas uma: ou se quer referir à overdose de notícias sobre os incêndios, e aí o que não falta são programas de televisão, hertziana ou por cabo, que não falem do assunto, ou então temos o eterno Deputado rendido à pseudointelectualidade.
Sem prejuízo do trabalho do Jornal 2. Mas, como sabemos, é o máximo dizer-se bem do Jornal 2.

E, quanto ao Acontece, o seu fim tem o mérito de matar uma vaca feita sagrada. Não vou ao ponto de ridicularizar Carlos Pinto Coelho como faz Filipe Nunes no http://paisrelativo.blogspot.com , mas de facto era mais um espaço de difusão da lógica "Cultura é a erudita". Algo que obviamente é de rejeitar.


LIMITES À ACTIVIDADE SINDICAL

A propósito das propostas do Governo nesta matéria, parece-me óbvia a intenção de limitar ao máximo a actividade dos sindicatos.

Pobre direita esta que sempre considerou como sua a lógica dos empregadores. Lembre-se que em Itália sempre existiu uma central sindical democrata-cristã. Emprego sem direitos é algo que não está assim muito distante da escravatura.

E ainda pior quando muitos jovens empregados dispõem-se a situações que os seus próprios empregadores perante uma palavra analisariam com bom senso e certamente reavaliariam...

Em qualquer caso, tendo o país um défice terrível de participação política e cívica, isto não augura nada de bom. Ainda que se admita que os créditos de horas actualmente existentes possam ser excessivos, haja bom senso.
Até porque o contacto com os trabalhadores exige o exercício de funções sindicais em horário laboral. Muito embora 99% dos sindicatos mal use as novas tecnologias e as oportunidades que dão para contactar com os trabalhadores.

SÓ o contacto com os diversos trabalhadores justifica os créditos de horas. Para trabalhar por uma qualquer outra associação, eles não existem. E daí que talvez o espírito das alterações não seja o correcto. Eles não deveriam ser com base na dimensão das empresas, mas com base na dimensão do sindicato.


RESTAURANTES

Hoje o PÚBLICO destaca as festas da Senhora da Agonia e menciona alguns restaurantes de Viana do Castelo. Com uma omissão grave. Apesar de se situar em Santa Marta de Portuzelo, o CAMELO é uma referência indelével naquela região.

Aproveito ainda para dar o devido destaque ao peixe grelhado do VELA 2 em Tavira, e ao péssimo serviço, pela demora, que é prestado pela Pizzaria DINOSELF na Ilha de Tavira. Porque as pizzas de facto são boas.

E ainda ! Festival de Marisco em Olhão ! Onde comi uma açorda de marisco excelente !

E pergunto-me eu: será que não se deveria abrir um blog sobre restaurantes ?

terça-feira, agosto 19, 2003

Fim de Férias

As férias acabaram, e o DESCRÉDITO volta a aparecer com regularidade.

Depois da pedofilia e dos incêndios, agora é o Maggiolo Gouveia. Mais um daqueles casos que faz correr muita tinta e que é absolutamente CHATO. E, ao contrário de outros temas, em nada interessa ao comum dos Portugueses.
Sem prejuízo da atitude de Paulo Portas ser absolutamente RIDÍCULA. Mas Portas tomar atitudes ridículas é já um hábito.

No estrangeiro nada de novo...terra pesada, é o que se deseja em qualquer caso a Idi Amin.

terça-feira, agosto 12, 2003

Grécia

Diz-se que é ela o berço da civilização europeia. A sê-lo, só se muito distante.

A Grécia está bem longe daquilo a que chamamos Europa, e está muito mais próxima da Turquia e dos restantes países do Mediterrâneo Oriental do que do Velho Continente. Em termos culturais, entenda-se.

Athína só não foi uma desilusão absoluta porque as minhas expectativas já de si eram baixas. Muita poluição e confusão, praças centrais demasiado mal frequentadas, uma ou outra zona melhorzinha. Aliás, por muito que os indicadores económicos digam o contrário, Portugal está à frente da Grécia. Talvez não tanto como possa parecer numa primeira impressão, mas está.

Kamena Vourla é um local maravilhoso. Altas montanhas erguem-se por detrás das águas quentes do Mar Egeu. Ah ! Como é bom estar uma semana num local assim, ainda que o cantar das enormes cigarras seja manifestamente insuportável.

Ah ! E um Festival da IUSY é SEMPRE um Festival da IUSY ! Ainda que repleto de extremistas vindos quase todos eles dos países do Norte da Europa e do odioso politicamente correcto !

Por fim, de Faro (onde me encontro de momento) até Tbilisi um abraço para o Dmitri, o nosso georgiano preferido ! Passou por uns momentos complicados e nós sabemos porquê...espero revê-lo no próximo ano, sem qualquer fardo sobre os seus ombros ! :)

quinta-feira, agosto 07, 2003

Silly Season

Desde Faro uma primeira nota para este Verão tórrido que queima todo o país, literalmente mesmo. Uma palavra de solidariedade, antes de mais, para o Carlos Silva cuja exploração agrícola na zona da Chamusca foi afectada pelo fogo :(

Um destes dias escreverei com mais calma sobre a Grécia, de onde regressei dia 30.

O descrédito continua ! ;)

quarta-feira, agosto 06, 2003

o Candal rídiculo

Regressei de férias e li, numa entrevista ao semanário "O Diabo", que o camarada Candal não acredita no Ferrismo, e avança com nomes com Cravinho, Sócrates ou Seguro para secretário-geral.
Vê-se mesmo que estamos em silly season. Muito silly, por falar nisso. à parte de Cravinho, que pessoalmente acho um excelente político, os outros dois nomes só por anedota....em relação ao Ferro Rodrigues. O actual secretário-geral do PS tem a sensatez de também ele não acreditar no Candal.

Até breve
FG